sexta-feira, 24 de setembro de 2010

24/09/2010 – GAROPABA – SC

A primavera já bateu na nossa porta e a natureza está toda em transformação.
Em pleno feriado Farroupilha , deixamos de lado o nosso espírito gaúcho e seguimos para Garopaba , para vermos e fotografarmos as baleias francas.
Esta é a melhor época para observar baleias com filhotes no litural sul de Santa Catarina , que todos os anos vem da Antártica para dar a luz nas enseadas de águas claras. Entre setembro e outubro as baleias já pariram e exibem seus bebês que tem de um a três meses de idade , que as vezes saltam faceiros ao lado de suas mães....
Pegamos um barco autorizado para fazer o passeio , e com muito sorte e um pouco de paciência é possível avistar esses mamíferos gigantes , muitas vezes a poucos metros do barco. Neste final de semana as baleias estavam na praia da Guarda , a 30 minutos de barco de Garopaba.
Vimos 7 baleias e seus 7 filhotes , sendo que uma dupla chegou a passar raspando no nosso barco. A emoção é proporcional ao tamanho descomunal deste belo animal.
O passeio dura aproximadamente 2 horas , sendo que se fica por quase uma hora bem perto das baleias. Depois de muitas fotos e emoções contagiantes , voltamos esfomeados para Garopaba e fomos degustar uma anchova na brasa . Para finalizar o dia , uma esticada até a praia da Barra , onde caminhamos no sambaqui que fica entre a Barra e a Ferrugem e curtimos o restinho de sol de um domingo glorioso.
Na volta ao sul , vários engarrafamentos na BR 101 quase nos desanimaram , mas pensávamos no show que as baleias francas deram durante todo o feriado e suspirávamos de prazer. Um show imperdível , que recomendamos para os amantes da vida e da natureza , acrescidos pela beleza da praia de Garopaba.






Nenhum comentário:

Postar um comentário