sexta-feira, 17 de agosto de 2012

LANÇAMENTO DO LIVRO DE FOTOGRAFIAS: “COSTA DO BRASIL”


LANÇAMENTO DO LIVRO DE FOTOGRAFIAS: “COSTA DO BRASIL”



Datas:
27/08/2012 – 19h – Novo Hamburgo - Fundação Scheffel
05/09 /2012 – 19.30h - Porto Alegre - Livraria Cultura / Bourbon Country
14/09/2012 - 19.30h – Florianópolis – Livraria Catarinense / Shopping Beira Mar
17/09/2012 – 19.30h - Campinas - Livraria Cultura / Shopping Iguatemi
19/09/2012 – 19.30h - Brasília - Livraria Cultura / Shopping Iguatemi
24/09/2012 – 19.30h - São Paulo - Livraria Cultura / Bourbon Shopping São Paulo
28/09/2012 – 18.00h - Paraty - Livraria de Paraty


Estamos lançando a partir do dia 27 de agosto , em livrarias de vários estados brasileiros o livro Costa do Brasil, em que mais uma vez registramos o nosso olhar sobre a riquíssima paisagem nacional. Essa é a nosso terceiro livro, dando sequência às edições de Visões do Rio Grande (2004) e Bem Brasil (2008). Já realizamos um trabalho de documentação fotográfica, desde 1991, com a produção de exposições e audiovisuais sobre o Brasil e países da Ásia, África e América do Sul.
Este terceiro livro faz parte do projeto Costa do Brasil. Rodamos com nosso Land Rover Defender 110 mais de 23 mil quilômetros do litoral brasileiro durante 08 meses. “Enfrentamos calor, areia, maresia, o peso das mochilas. Para compensar, recebemos de presente cenários de tirar o fôlego, sol na maior parte do tempo, peixes dos mais variados sabores, muita caipirinha e água de coco”.
No Costa do Brasil o leitor experimenta a síntese de uma multiplicidade de vivências possíveis, percorrendo o litoral. As imagens manifestam em visões amplas e detalhistas o contraste entre materiais vivos e inorgânicos, natureza e presença humana. Contam uma cuidadosa e saborosa história de redescoberta do Brasil.Ita Kirsch usou uma câmera Nikon D3x com lentes 14/24mm 2.8, 24/70 milímetros 2.8, 70/200mm 2.8 e macro 105mm 2.8. Bala Blauth optou por uma Nikon D2x com lentes 17/55 mm 2.8 e macro 60mm. Entre as tarefas mais difíceis, esteve a de selecionar as imagens para o livro, já que o resultado da jornada somou 38 mil fotos. O critério de escolha foi por aquelas imagens capazes de dizer o que seria impossível de transmitir em palavras. Ita explica: “No lugar de cartões postais, optamos por cartas de amor. Cenas e cenários capazes de ficar estampados no coração dos apaixonados por praias. Como nós”.
Os textos de apresentação do livro são do jornalista e escritor Eduardo Bueno , com introdução do agrônomo e ecologista Arno Kayser. Eduardo Bueno fala sobre as ocupações humanas do território brasileiro e o fascínio que o litoral vem provocando em todas as sociedades que aqui vêm se desenvolvendo. Kayser explica a diversidade física e biológica da costa brasileira apresentada nas fotografias, conjuntamente com a diversidade cultural. Eduardo Bueno escreve: “[Não] é de se estranhar que toda a história do Brasil esteja inteiramente ligada às suas praias. Não só porque foi nelas que os portugueses desembarcaram, em abril de 1500, mas porque, 15 mil anos antes, elas já estavam sendo disputadas e ocupadas pelos chamados ‘homens dos sambaquis’.”
Tudo parece muito simples e tivemos o privilégio de durante 8 meses mergulharmos nessa imensidão de margens, mangues, baías, espumas, enseadas, dunas, recifes, rochedos, sombras, silhuetas e tudo o mais que foi possível encontrar. Para descobrir mais uma vez que não há como capturar tudo em uma fotografia. Mas há a possibilidade de valorizar os detalhes. E de eternizar os momentos. No voo das aves, a imaginação ganhou asas. No salto dos peixes, o coração deu pulos. No esconde-esconde dos caranguejos, os sorrisos apareceram. Viajamos por todos os litorais: amazônico, nordestino, do sudeste, do sul. Festejamos a vida à beira-mar. Misturamos o luar com gritos de ‘uau’... Vivemos intensamente cada cor. E, assim, fizemos nascer o nosso terceiro livro.

Título do livro: COSTA DO BRASIL
Assunto: Fotografia
Bilíngue português/inglês
Autores: Ita Kirsch e Bala Blauth
Textos: Eduardo Bueno, com introdução de Arno Kayser
Design: Ana Adams
Editora: Ita Kirsch
Produção: Um Cultural
Formato: 21x27cm , capa dura , 224 páginas
Impressão: Gráfica IPSIS
ISBN: 978-85-904690-3-2
Valor de capa: R$ 80,00
Onde comprar: nas melhores livrarias do país


* o livro foi produzido com recursos via Lei Rouanet , com patrocínio das empresas , GEA , TIPLER , BOX PRINT e MK Química do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário