quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

31/12/09 Lençóis Maranhenses MA

Ano Novo em Santo Amaro , pequeno vilarejo perto das grandes dunas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Chegar aqui não e fácil , são 40 kms ( de novo 40???) de areião...como esquecemos de murchar os pneus do carro , pulamos feito cabritos dentro do carro , quase atolamos quatro ou cinco vezes , passamos por dentro do rio que cobriu parte do capô do carro e chegamos cansados e suados em Santo Amaro .... UFA!!!
Aqui a natureza impera e a força dos ventos traz areia , e muita , para dentro da vila. O contraste de um vilarejo quase todo ele com ruas de areia das dunas ( somente 2 ruas são calçadas ) com uma população ligada nos celulares e com ar condicionado nas pousadas grita aos olhos....esse povo tem uma capacidade de conviver com essas mudanças incrível , afinal , a energia elétrica se espalhou nos 4 cantos do Brasil , e com ela vieram as geladeiras , aparelhos de som , computadores , celulares , ar condicionados!!!
Quando estivemos nos Lençóis a 10 anos atrás , tudo estava mais atrasado e hoje vimos uma população recebendo o avanço do planeta de braços abertos!!! Quem não gosta de uma água gelada , depois de caminhar num sol inclemente de 40 graus??
O tempo não colabora...faz um sol fraco pela manhã e fica nubladão a tarde...e as dunas estão sem suas famosas piscinas naturais , pois ainda é verão e as chuvas só começam final de fevereiro!!!Sabíamos deste detalhe , mas queríamos conhecer os Lençóis sem água. A beleza difere daquela com as águas verde esmeralda...e o vento levanta areia por todos os lados a quem se aventurar a caminhar pelas dunas sem fim...
Depois de St. Amaro , Paulino Neves , porta de entrada dos Pequenos Lençóis. Reencontramos Cacá , nosso guia local em 1999 , quando fomos a primeira vez ao parque e Dona Mazé , da Pousada Oásis dos Lençóis , que nos receberam de braços abertos.
Visitamos uma família que vive nas areias e ali o tempo parou!!! Vivem sem luz , rodeado de cabras e galinhas e abastecidos de água puxada por uma pequena bomba manual no fundo do quintal. Conversamos com a família , tiramos fotos e partimos com a sensação de que aqui , o Maranhão mostra a sua essência.

Um comentário:

  1. Maravilha de ver e viver...obrigada por podermos viver isso com vocês através das fotos. Parabéns. Abraços Leila

    ResponderExcluir