quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

05/01/10 Delta do Parnaíba- PI

Não preciso dizer que quem viaja de carro tem sempre aquela função de carrega e descarrega a bagagem , posto de gasolina , carro sujo , estradas boas e ruins , calor , cansaço e as vezes aquele torpor após uma refeição ....e aí é aquela mistura da lentidão pós almoço e o excesso de calor...não sabemos o que fazer e seguimos , exaustos de sabe lá o que !!!! as vezes as viagens são monótonos , sem graça , mas de repente se faz uma curva e tudo se transforma!!! Viajar tem disso também , as vezes bate a preguiça , o tédio , outras vezes um êxtase , uma vibração boa e tudo volta ao normal!!!
Só quem passa por tanto calor consegue entender o tempo de quem vive por essas bandas aqui de cima....
Logo que chegamos em Parnaíba fomos agilizar um barco para conhecermos ( e fotografarmos , é claro) o maior delta das Américas. Como só estrangeiros querem conhecer o Delta , os preços vão as alturas!!! Negocia daqui , dali , procura-se mais um casal para dividir despesas ( achamos um casal de ingleses ) e fechamos o pacote!
No meio da noite liga Anne para avisar que o casal tinha desistido , sabe lá por quais motivos!!! Ficamos arrasados , cansados....o que fazer??? Pensamos em desistir também , mas aí aparece aquela tal empolgação e lá fomos nós , sozinhos .Foi a melhor coisa que fizemos.Tínhamos o barco “ Amazônia “ só para nós pilotado por Seu José e Jader , seu sobrinho. Passamos a manhã percorrendo rios lamacentos cercados de mangues por todos os lados , que aos poucos foram ficando com as águas mais limpas ao chegarmos perto do mar...dunas começam a aparecer aqui e ali e o cenário se transforma. Ancoramos ao meio dia na Ilha das Canárias , em frente a Ilha do Caju , e após devorarmos nossos sanduíches e frutas , saímos para caminhar no sol escaldante.No fim da tarde Seu José nos levou para um local especial , onde os guarás retornam ao fim do dia e enchem as copas das árvores com o colorido avermelhado de suas penas. Temos que ficar ao longe , senão os guarás não pousam nas árvores , mas mesmo assim a cena ficará para sempre nas nossas mentes. A beleza selvagem do Delta é quase profunda e emociona quem sabe ver o infinito que está ali... Levamos quase 4 horas voltando para Parnaíba , navegando em silêncio na chalana “ Amazônia “ , tendo a água negra da noite aos nossos pés e o céu estrelado a nos proteger!

4 comentários:

  1. O Baluda, só no descanso hem???
    Beijo a voces que tudo corra muito bem.

    ResponderExcluir
  2. Só na preguicinha...fala sério!!!!!
    Vou estar em Natal a partir do dia 15...tb só na preguicinha kkkkkkkkkk
    Beijaooooo

    ResponderExcluir
  3. KKKKKK esqueci de dizer...morenatom é a Ronise, valeu?

    ResponderExcluir
  4. Bala/Ita
    Até parece moleza.
    Boa viagem!
    Abs
    Júlio

    ResponderExcluir