segunda-feira, 1 de março de 2010

03/02/10 RIO GRANDE DO NORTE


Preciso contar um pouco das nossas andanças pelo RN. O Ceará tem fama de estado ensolarado, mas o RN não fica atrás. Além do céu sempre azul, um povo acolhedor recebe quem perambula por lá e as praias de São Cristóvão, Ponta do Mel, Galinhos , São Miguel do Gostoso e Maracajaú tem cada uma sua beleza particular. Aterrisamos na Ponta do Mel ao entardecer e nos instalamos numa pousada simples a beira mar. Ao amanhecer seguimos, na maré baixa , pela beira mar, até São Cristóvão. Barcos encalhados pela maré e um cenário bucólico, parado no tempo , espera quem se atreve a conhecer praias menos badaladas do RN. No topo de uma falésia avistamos uma pequena casa de taipa e resolvemos parar e conversar com a família.... que grande surpresa tivemos ao entrar na casa!!! Todas as divisórias eram de garrafas pet!!! O orgulho e capricho daquela família de pescadores ficou evidente e Ita e Eu nos deleitamos de tanto fazer fotos! Fico até arrepiada ao me lembrar. Nesses momentos vemos realmente a cara do nosso Brasil- hospitalidade, simpatia, criatividade, portas sempre abertas, transparência. Gente que trabalha e tem orgulho do que faz. Eis ali uma pequena casa com uma grande família!!!
Emocionados, partimos para Galinhos! Aí, aí, aqui o tempo e a beleza natural fazem com que essa península seja uma das mais belas do nosso país. Quase não tem árvores ou coqueiros e o sol inclemente castiga, mas o mar verde claro que se encontra com o rio de águas límpidas lá pela altura dum farol vermelho tira a gente do sério!! Não vê beleza aqui quem não quer! Deus foi generoso e o povo agradece. A pacata vila de Galinhos tem poucas pousadas e restaurantes ...aqui só circulam charretes e a brisa constante embala a vida rotineira aqui e ali. Se pudéssemos ficaríamos, mas temos que seguir, pois centenas de praias nos aguardam pela frente!! Fotografamos rapidamente as salinas, antes tão precárias, mas hoje em dia a industrialização chegou e a privacidade é exigida em grandes placas espalhadas pelo RN, maior produtor de sal do Brasil. Seguimos para São Miguel do Gostoso, que caiu nas graças dos nordestinos. A praia localizada na ponta da América do Sul, é conhecida como a esquina do continente,com ventos fortes e constantes .Logo ao lado fica a praia de “ Tourinhos”, a mais bonita da região. O acesso precário e a falta de infraestrutura turística afasta os turistas convencionais e somente alguns + aventureiros aportam ali- quase selvagem, oferece a natureza ainda intocada e o melhor banho de mar até agora.
Cruzamos rapidamente a parte urbanizada do litoral norte riograndense e chegamos em Natal. Essa capital nordestina cresceu a olhos vistos e continua bela e pacata. O trânsito flue, tem ótimo serviço de hotelaria e a culinária é de dar água na boca. Seguimos ao litoral sul e fixamos base em Tibau do Sul, antiga vila de pescadores que agora desponta como novo point do estado, pois fica ao lado da já famosa Pipa. No grupo de praias que pertencem a Tibau , temos a do Madeiro, que é uma benção, tanto em beleza como tranqüilidade, com falésias, mar calmo e alguns barracas de comes e bebes na praia. Na Pipa tem badalação, muitas lojas, boutiques, cafés e gente bonita. Curtimos também a praia do Amor e do Moleque, onde está a falésia mais bonita da região , que do seu canto direito no alto de uma grande lage de pedra, chamada Chapadão, oferece um panorama incrível da região.
Em Baia Formosa, uma famosa vila de pescadores, a lida pesqueira continua em alta e pode-se ver dezenas de barcos atracados na praia principal , com poucos turistas , o que garante o ar bucólico e a paz . Aqui sentimos que hoje são poucas as cidades ou vilas pesqueiras remanescentes no litoral deste enorme estado, cuja parte da economia se transfere da pesca para o turismo, com um crescimento desordenado de casas de veraneio, resorts, hotéis, pousadas e restaurantes . O litoral do Brasil está se transformando rapidamente, sem controle, sem saneamento básico e teme-se que na nossa próxima expedição pela costa do Brasil, várias belas praias já não sejam + um paraíso!!!















Um comentário: